
Top 10
As mais belas do mundo

Praga
"Praga não deixa a gente ir embora, esta velha tem garras"
Franz Kafka

Dia 1
Comparência no aeroporto 2 horas antes da partida.
Voo de Lisboa, Porto ou Faro com destino a Praga.
Chegada ao aeroporto Ruzynê com destino ao Royal Plaza Hotel. No aeroporto poderá obter um transporte que o levará ao seu destino (carro alugado ou transportes coletivos).
A melhor maneira de começar a conhecer Praga é através de seu centro histórico, também conhecido como Cidade Velha (Staré Město). A praça da Cidade Velha é passagem obrigatória, e de certeza que vai passar por ela mais de uma vez enquanto estiver na cidade. Lá é possível admirar o Relógio Astronômico (Oroloj), que produz um pequeno espetáculo de hora em hora, uma procissão de bonecos de madeira que saem do relógio. Outras duas atrações da praça que podem ser visitadas são a Catedral Týn e a Igreja de São Nicolau. A Igreja foi concluída no século XVIII, exibe diversas estátuas e pinturas, além de um órgão de 2500 tubos que já foi tocado até por Mozart. Também pode-se subir na torre do sino da igreja para apreciar a vista.
Dica: O Royal Plaza está situado no centro do bairro agradável e calmo de Vinohrady, uma ótima escolha para dar um passeio de noite.
Dia 2
Pequeno-almoço no hotel.
Para começar o dia visite o Convento de Santa Agnes. Nele, há um museu que exibe uma bela coleção de arte medieval da Galeria Nacional Checa. A entrada princiapl fica na U milosrdnych 17, uma rua muito deserta e escondida.
A minha seguinte sugestão é a região do Bairro Judeu (Josefov), onde é possível visitar a Velha/Nova Sinagoga, a Sinagoga Espanhola e também o Velho Cemitério Judaico.
Depois de um longo passeio sugiro que desfrute de um deliciosos almoço o Restaurante Mlýnec, oferece um ambiente amoroso aos seus visitantes, assim como uma vista maravilhosa para os arcos medievais que decoram a Ponte Carlos.
Depois deste ótimo almoço não pode deixar de visitar um dos principais cartões de visita da cidade, a Ponte Carlos. É a ponte mais antiga da cidade, com aproximadamente 500m, e faz a ligação entre a Cidade Velha e a Cidade Baixa. A ponte possui uma torre em cada uma de suas extremidades e ao longo de sua extensão há mais de 30 esculturas barrocas.
Aproveitando que está próximo do rio Moldava, não deixe de fazer um passeio de barco por ele. Há diversas empresas que oferecem este serviço. Alguns passeios são rápidos, outros mais longos com direito a refeições.
Dica: Este tipo de passeios de barco oferecem refeições, mas se pretender jantar noutro lugar perto do hotel onde está alojado existem várias opções.
Chegada ao hotel-recolher.
Dia 3
Pequeno-almoço no hotel.
O terceiro dia é dedicado ao Distrito do Castelo (Hradčany) e à Cidade Baixa (Malá Strana).
Depois de uma caminhada pelos Jardins Reais, onde é possível observar os fundos do castelo, vai chegar a uma ponte que dá acesso à entrada principal com duas grandes estátuas e também um membro da Guarda Real. Ali fica a bilheteira para comprar os bilhetes de entrada para visitar o Castelo de Praga. O distrito do castelo possui dezenas de atrações. As imperdíveis são: a gótica Catedral de São Vito, com os seus objetos preciosos, pinturas medievais, vitrais e mosaicos do século XIV e a barroca Basílica de São Jorge que alberga diversas esculturas e pinturas checas e atualmente é utilizada como uma casa de concertos.
Após aperciar o visual da cidade a partir dos pátios do castelo, descendo pela rua Nerudova, chega-se à Cidade Baixa (Malá Strana). Também conhecido como Cidade Pequena, possui agora dezenas de restaurantes chiques e hotéis requintados, muitos deles nos arredores da Praça da Cidade Baixa.
Para almoçar poderá deliciar-se no Restaurace Mama Lucy um restaurante típico checo que se localiza no coração do centro histórico da cidade.
Depois de um delicioso almoço, não deixe de passar na Colina Petrín. A colina é um grande parque verde, muito arborizado, com duas atrações principais: a Torre de Observação, uma versão bem reduzida da Torre Eiffel de Paris, que possui um mirante em seu topo, após quase 300 degraus e o Labirinto de Espelhos, uma casa com espelhos em vários formatos, que diverte principalmente as crianças.
Se pretender passar por um momento mais romântico, então o Nebozízek é o lugar ideal.
Regresso ao hotel.
Dia 4
Pequeno-almoço no hotel.
O quarto e último dia em Praga envolve as atrações localizadas na Cidade Nova (Nové Město), região que fica nos arredores do centro histórico, com prédios mais recentes e diversos centros comerciais. A Praça Venceslau é seu ponto alto, um dos locais mais visitados e movimentados da cidade.
Outras duas atrações interessantes na Cidade Nova são: o Prédio Dançante, edifício localizado às margem do Rio Vltava que possui uma arquitetura peculiar, parecendo estar completamente torto ou amolgado e a Torre de TV de Zizkov, que possui uma altura total de 216 metros e mirantes localizados a 93 metros com chão, que permitem avistar a paisagem a quase 100km de distância se as condições climáticas forem favoráveis.
Para variar um pouco, aconselho para almoçar o Ristorante Gusto Italiano, um restaurante típico italiano que o vai deixar de água na boca.
Nesse dia vai sobrar bastante tempo, então uma boa opção para o resto do dia é fazer compras na Na Příkopě, a principal rua de compras da cidade, com diversas lojas, galerias e centros comerciais, ou então nos dois principais shoppings da cidade, o Palladium Praha e o Palác Flóra.
Jantar no hotel.
Sendo o ultimo dia, deverá acabar a sua estadia em grande. Dê uma vista de olhos nas várias discotecas que Praga tem para lhe oferecer, como por exemplo o Sasazu club. Contudo, ao contrário dos bares, a maioria dos clubes de diversão noturna populares encontra-se fora do centro da cidade.
Regresso ao hotel.
Dia 5
Pequeno-almoço no hotel.
Fazer o Check-out.
Comparência no aeroporto 2 horas antes do embarque.
Voo de Praga com destino a Lisboa, Porto ou Faro.