top of page

Lisboa

"Lisboa de céu aberto,

Tão linda és, capital

Do Norte, Centro e do Sul,

Rainha de Portugal"

Eurico A. Cebolo

Dia 1

Chegada ao Hotel Tivoli Lisboa.

Comece o seu passeio na Avenida da Liberdade. Uma avenida ampla, com muitas árvores e lojas de marca. Passei e repare em todas as estátuas espalhadas pelos jardins. Siga sempre em direção a Praça dos Restauradores. Pare junto do monumento erguido em 1886 que comemora a libertação do país do domínio Espanhol. Ele é um dos marcos da cidade, e um pouco mais a frente existe outro marco, a Estação do Rossio. Mais à frente  vai encontrar a Praça Dom Pedro IV, conhecida como Rossio, onde é possível admirar o Teatro Nacional, a estátua de Dom Pedro e a Pastelaria Suíça.

Saindo do Rossio dê um saltinho na Praça da Figueira logo ao lado e vá em direção à rua Augusta, um ótimo lugar para fazer umas comprinhas. Desfrute do passeio e vá seguindo até a Praça do Comercio. Chegará lá quando passar pelo Arco Triunfal. 

Volte em direção à Baixa Lisboeta e aproveite para apanhar o Elevador do Carmo ou Elevador da Santa Justa. Na saída do elevador, fique de olho na Igreja do Carmo, ela foi destruída pelo terremoto de 1755, mas os arcos originais continuam lá e são impressionantes.

Almoço no Cafe Royale, um restaurante que oferece uma cozinha criativa com ingredientes mediterrânicos.

Depois de almoçar, perca-se nas ruas lisboetas repare nos prédios, nos azulejos, na cultura portuguesa.

Na rua Garret tem um café muito conhecido, que chama-se “A Brasileira”. Sente-se, e tome um cafezinho e aproveite para tirar uma fotografia com o Fernando Pessoa em bronze que está sentado por lá. 

Aproveite para fazer umas compras, por lá vai encontrar desde lojas típicas como A Vida Portuguesa, a grandes marcas internacionais.

Existe também um pequeno shopping na rua Garret, o Armazém do Chiado, onde tem um pouco de tudo.

E que tal descansar um pouco? Nada mais português do que aproveitar o fim do dia para desfrutar de uma boa esplanada para tomar um vinho.

Vá a esplanada do Hotel do Bairro Alto  (ligado à Praça do Camões) ou do Hotel do Chiado (do lado do Armazém do Chiado), as duas são incríveis.

 

Dica: experimente o vinho verde ou rose, refrescantes e deliciosos eles são as especialidades do país.

 

Para jantar recomendo um restaurantes portugueses bem típico no Bairro Alto, Alfaia.

 

 

Dia 2

Comece por tomar o pequeno-almoço na Pastelaria Cristal no bairro da Estrela-Lapa. Na saída, vá até à Basílica da Estrela, a mais bonita da cidade.

Apanhe o Elétrico 28 com direção ao Martin Moniz. Desça na Sé e visite a Igreja da Sé, um marco arquitetónico. Depois dê um saltinho na igreja do Santo Antônio, que fica logo ao lado.

Continue o resto do passeio a pé, em direção ao Largo de São Miguel. Entre nas lojas de produtos artesanais que ficam pelo caminho.

Ao chegar ao Largo São Miguel procure o restaurante Santo Antônio de Alfama. Lá pode comer um bom bacalhau e ótimas carnes.

Depois do almoço, vá em direção ao Castelo de São Jorge, mas no caminho faça um desvio para o Mirdouro de Santa Luzia.

O Castelo de São Jorge é um dos passeios obrigatórios de Lisboa. É uma fortaleza em ruína, mas por ficar em cima da cidade tem uma das vistas mais bonitas que pode haver.

Resto de tarde livre.

Jantar no Restaurante Chapitô.

 

 

Dia 3

Pequeno-almoço no hotel

Para começar o dia aconselho a conhecer um lado totalmente diferente de Lisboa. Acorde e vá em direção a Belém.

Comece o seu passeio com um segundo pequeno-almoço comendo um tradicional Pastel de Belém.

Depois de se deliciar, dirija-se até ao Mosteiro dos Jerónimos, que se localiza logo ao lado. Além de ter uma construção linda por fora ele é lindo por dentro. Obra fundamental da arquitetura Manuelina, o Mosteiro dos Jerónimos foi encomendado pelo rei D. Manuel I, pouco depois de Vasco da Gama ter regressado da sua viagem à Índia. A obra começou em 1502 e é cheia de elementos navais, olhe bem para as cordas, âncoras e peixes talhados nas colunas. Dentro da igreja, que fica anexada ao Mosteiro, encontra o túmulo de grandes nomes da história como: Vasco da Gama, Luís de Camões, Rei Don Sebastião entre outros. E no Claustro fica o túmulo do Fernando Pessoa.

Saindo do Mosteiro faça uma visita ao CCB (Centro Cultural de Belém), onde tem sempre exposições bem interessantes. Se não gostar, atravesse o jardim, apanhe o túnel subterrâneo e vá direto ao Padrão do Descobrimento. D. Henrique, o Navegador, está na proa, com uma caravela nas mãos. Nas duas outras filas estão as estátuas de heróis portugueses ligados aos descobrimentos, como: o poeta Camões, o pintor Nuno Gonçalves com uma paleta, bem como navegadores, cartógrafos e a realeza. Repare na Rosa dos Ventos  que está gravada no chão.

Almoce no Restaurante Á Margem, na beira do Tejo, entre o Padrão do Descobrimento e a Torre de Belém.

Continue o seu passeio e encontre a Torre de Belém. A Torre já foi usada como forte e prisão política, hoje é um patrimônio mundial da UNESCO. O monumento reflete influências islâmicas e orientais, que caracterizam o estilo manuelino. Vale apena visitar!

Para jantar recomendo o Alcantara Café. Um restaurante universal dentro de uma fábrica desativada, o ambiente é sensacional. 

Para conhecer Lisboa à noite, não perca de jeito nenhum o Bairro Alto. De quinta a domingo as ruas por lá arrasam. 

 

 

Dia 4

Pequeno-almoço no hotel.

No quarto e último dia vai  à EXPO.

Siga em direção ao Parque das Nações. No parque vai encontrar várias coisas divertidas para fazer, comece com um bom passeio do lado do Tejo.

O melhor da EXPO, que chama a atenção das crianças e dos adultos é o Oceanário.  O passeio é agradável e muito divertido, poderá  passar horas admirando o grande aquário central repleto de tubarões, raias, peixes raros e até peixes pré-históricos, como o Lua. Nas galerias laterais encontrará dezenas de pinguins e lontras muito queridas. 

Depois do almoço pode fazer uma visIta ao Casino de Lisboa, perto do Oceanário.

O resto da tarde aconselho a visitar o Centro Comercial Vasco da Gama, para fazer umas compras.

 

Dica: Outros Centros Comerciais bastante concorridos em Lisboa são o Colombo e o Dolce Vita

 

Jantar no hotel.

Se preferir jantar fora, recomendo o Café Luso, um lugar onde poderá conhecer a música Portuguesa, o Fado.

 

 

 

Dia 5

Pequeno-almoço no hotel.

Fazer o Check-out.

 

 

 

 

 

  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
  • RSS Classic
bottom of page